20 Anos Quinta do Bom Retiro
É um blend de 20 anos de idade média proveniente da selecção de vários lotes originários de uma das quintas mais antigas do Douro - a "Quinta do Bom Retiro".
A idade e a vivência em madeira modificaram-lhe a cor. Os tons vermelhos deram lugar ao tijolado, ao amarelo, às tonalidades de um pôr-do-sol.
Resulta da criação enológica de vários lotes. Os vinhos novos casam-se facilmente, no entanto, à medida que envelhecem, tal casamento torna-se mais difícil. É necessário um maior conhecimento, um afinamento de parte a parte para que, com o tempo, se alcance uma harmonia perfeita e duradoura. O mesmo acontece com os Homens.
É um Tawny clássico.
Fundada por Adriano Ramos Pinto em 1880, a Casa Ramos Pinto depressa se fez notar pela sua estratégia de inovação e pioneirismo. Associada a vinhos engarrafados de qualidade e com uma estratégia de vanguarda, esta empresa apoia-se na modernização dos circuitos de seleção, lotagem e envelhecimento, na investigação vitivinícola constante e no especial cuidado que Adriano Ramos Pinto dedicou à embalagem e promoção dos seus vinhos. Os vinhos Ramos Pinto tornaram-se, assim, uma referência de qualidade.
Eleito o melhor Tawny 20 anos pela revista IMBIBE - “Perfect twenty” é o nome do artigo publicado na revista IMBIBE e que resulta de um extenso e completo painel de 13 vinhos, entre os quais o Tawny 20 anos Quinta do Bom Retiro obteve a pontuação mais alta. De salientar ainda o facto deste Tawny ter o preço mais competitivo dos três vinhos melhor classificados, o que evidencia a sua excelente relação qualidade-preço.
Cor tawny, com nuances amarela que corresponde a um estado avançado de maturação. É a cor genuína de um vinho com 20 anos envelhecido em barrica. Na base do copo é vermelho quente, com um leve tom alaranjado.
Aroma vivo e com textura aveludada. Aromas de damasco, amêndoa, avelã, cacau; aromas de madeira – baunilha, casco velho de Porto e fenólico; aromas de torrefacção – canela, caramelo, café.
Na boca, é suave e seco, complementado por uma rica e generosa persistência.
No paladar, é fino e delicioso. A elegância do primeiro contacto mantém-se por uma complexa sequência de frutos maduros e secos, numa harmonia fresca e licorosa.
Adega Boulevard agora na sua casa!